A pergunta mais importante que você e seus sócios devem responder!
A sua relação com os sócios pode ser comparada com o casamento: compartilham juntos as dores, alegrias, derrotas e vitórias. Para que sua sociedade não tenha tanta dor de cabeça existe uma pergunta essencial que deve ser respondida por você e seus sócios.
Já realizei a oficina “Conflito entre sócios” em todo o Brasil e toda vez que apresento esta pergunta gera uma sensação de desconforto, mas é essencial que seja respondida o quanto antes. A chamo de pergunta do fim: Se resolvermos nos separar, o que cada um tem direito?
A ideia é definir acordos sobre o que será feito em cada um dos três cenários (a saída por vontade própria, saída por determinação dos demais sócios e término da empresa por fatores externos, tais como falência) e inserir no contrato social.
Responder esta pergunta não vai estimular que você e seus sócios terminem a sociedade em um clima de paz e continuem a relação, longe disso. Mas fará com que a relação termine sem se prolongar e com as regras do jogo e suas diretrizes já acordadas. Será com dor, mas sem sofrimento.
Pense comigo, se você não conseguir conversar e responder essa pergunta enquanto estiverem bem, imagine no momento da saída, no qual pode estar recheado de conflito e discordância. A chance de virar uma novela e prejudicar toda a empresa por um longo período é enorme.
Você e seus sócios já responderam à pergunta do fim? Comente aqui!
Sócio-Fundador da Inteeri, atuo há 21 anos como consultor em diversas organizações públicas, privadas e do terceiro setor no qual contribuiu com alinhamento entre sócios, processo de coerência sistêmica e transformação cultural, aprendizagem e desenvolvimento gerencial, resolução de conflitos e desenvolvimento de equipes.