Trabalho Individual vs Coletivo: qual é mais produtivo?
Eu não acredito na resposta que mais ouço quando faço a pergunta sobre qual é o trabalho mais produtivo: individual ou coletivo? “Depende das pessoas com que irei trabalhar!” Talvez, até você já tenha respondido desta forma, mas irei te mostrar que existem outras variáveis mais importantes para serem consideradas nesta resposta.
Na minha história, tenho que confessar, eu já me identifiquei com o trabalho individual e com o coletivo. Quando eu era estudante, odiava os trabalhos em grupos e defendia o trabalho individual! Já durante e depois da faculdade eu virei o defensor número um do trabalho coletivo, em equipe.
Durante as minhas consultorias em desenvolvimento gerencial e de equipes, eu comecei a observar que existem três variáveis importantes nesta equação: natureza da atividade, resultado esperado e urgência.
Natureza da atividade
As atividades de execução são mais produtivas se forem realizadas individualmente. Já aquelas com o foco no desenho de novas soluções e análises tendem a ser mais produtivas no trabalho em equipe.
Além disso, as tarefas que necessitam alta concentração e foco devem ser realizadas individualmente enquanto o trabalho coletivo é vital para levantar novas possibilidades e resolver problemas.
Resultado esperado
O trabalho coletivo é recomendado quando espero um resultado de melhoria, desenvolvimento ou um resultado inovador, afinal cada membro da equipe trará uma percepção diferente.
Também é importante quando o resultado desejado é o desenvolvimento de habilidades interpessoais e/ou fortalecimento da confiança entre os membros do time.
Já o trabalho individual é o mais indicado quando tenho uma demanda rotineira (e não desejo que mude) e bem especificada, detalhada.
Urgência
Quanto mais urgente, maior necessidade de controlar o tempo. E neste cenário, o trabalho individual é o mais recomendado.
Mas é aquela resposta frequente sobre “depende das pessoas”? Eu te provoco a pensar um pouco diferente. Mesmo com uma pessoa espetacular, não é recomendado um trabalho coletivo nos cenários que o trabalho individual precisa de urgência e foco. E uma pessoa não espetacular, tende a trazer um olhar diferente do seu e, no mínimo, você vai trabalhar a sua habilidade de gestão de conflitos.
Ou seja, o perfil das pessoas importa, potencializa (ou não) as entregas, mas não deve sobrepor os critérios sobre a natureza da atividade, resultado esperado e urgência na definição do trabalho coletivo ou individual.
E cabe ao gestor analisar estes critérios para definir, junto com seu time, o melhor formato de trabalho.
Este artigo fez sentido? Você considera estes critérios para definir o modelo de trabalho que será adotado?
Sócio-Fundador da Inteeri, atuo há 21 anos como consultor em diversas organizações públicas, privadas e do terceiro setor no qual contribuiu com alinhamento entre sócios, processo de coerência sistêmica e transformação cultural, aprendizagem e desenvolvimento gerencial, resolução de conflitos e desenvolvimento de equipes.